segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Eu li - Trilogia Millenium Livro 01 – Os Homens que não Amavam as Mulheres



 Olá!

Deixo aqui pra vocês a resenha do primeiro livro da Trilogia Millenium. Espero que gostem!


Trilogia escrita pelo jornalista e ativista político sueco Stieg Larsson (os outros livros são A Menina que Brincava com Fogo e A Rainha do Castelo de Ar. Espero fazer resenha deles aqui logo, logo! ;-] ), os livros alcançaram um grande sucesso mundial, passando de 60 milhões de livros vendidos. Um dado curioso (e trágico) sobre o autor foi que pouco tempo após entregar seus livros aos editores, Stieg Larsson, aos 50 anos, morreu vítima de um ataque cardíaco. Uma pena, pois perdemos um grande escritor, que não teve a oportunidade de acompanhar o sucesso de sua obra.
Os livros já foram transformados em filmes. Foi feita uma adaptação sueca dos três volumes e uma americana para o livro 01, com o Daniel Craig(007 – Operação Skyfall) no papel de Mikael Blomkvist e Rooney Mara(A Rede Social) como Lisbeth Salander.
No primeiro volume, vemos o jornalista Mikael Blomkvist envolvido numa investigação de corrupção de um grande figurão. No entanto, como não conseguiu provas contundentes, Mikael foi condenado, e precisará passar um tempo na cadeia. Em meio à decadência de sua vida, Mikael recebe uma proposta inusitada: escrever a biografia de Enrik Vanger, um grande industrial da Suécia.
Ao mesmo tempo que acompanhamos a história de Mikael, conhecemos Lisbeth Salander, uma super hacker, que trabalha como free lancer numa empresa de segurança e que tem grande dificuldade de manter relacionamentos interpessoais.
A investigação de Blomkvist faz com que o caminho desses dois cativantes personagens se cruze, numa história com muitos esqueletos no armário, onde nada é o que parece.
Excelente leitura pra quem gosta de thrillers policiais, e num cenário ao qual não estamos acostumados, a Suécia (eu pelo menos, não estava! =p).

Eu gostei bastante do livro. Tem tudo que uma boa história policial tem que ter: um caso aparentemente sem solução, um "herói" não convencional, e, nesse caso, uma "mocinha" que nada tem de mocinha!

É um livro pesado, tenso, e as descrições de algumas situações que acontecem com a Lisbeth e o Blomkvist são realmente pesadas. Um livro para os fortes!

Apreciem a leitura! 

Bjs!

6 comentários:

  1. Adorei o primeiro filme. Agora é esperar os outroa. Dizem que a versão sueca é mais pesada q a americana....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi o filme sueco. Não achei tão mais pesado que o americano, mas ele é mais fiel ao livro que a versão americana.

      Excluir
  2. Oi, May!
    Achei bem agressivo, talvez porque a cultura seja diferente? Só depois de lida toda a obra é que a compreendemos integralmente. Fiquei apaixonada por Lisbeth! Estou na metade do terceiro volume.
    Fiquei pensando em como deve ser para a família ter alguém morrendo com 50 anos, no auge do amadurecimento. Enfim, quando chega a hora não tem como! Ainda bem que ele deixou livros escrito - registrou sua passagem pela terra!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Luma! Também sou fã da Lisbeth! Adorei a trilogia, to devendo a resenha dos outros dois, hehe. Beijos!

      Excluir
  3. Muito boa a sua resenha, ainda não li o livro, embora eu trabalhe em uma biblioteca que tem o livro(em casa de ferreiro...) Parece ser bom, é um livro que fez muito sucesso aqui na biblioteca que eu trabalho.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joy, o livro prende demais a gente! Da trilogia, o que mais gostei foi o livro 2. O 3 é meio arrastado no começo, mas melhora muito da metade pro final. Quando puder, leia! =) beijos!

      Excluir